PASSOS PARA SABER SE UM SITE É LEGÍTIMO

internet

COMO SABER SE UMA WEB É SEGURA PARA COMPRAR

Estamos navegando na Internet e depois de várias pesquisas, encontramos o produto que precisamos. Estamos prontos para pagá-lo após adicioná-lo ao carrinho de compras e surge a seguinte questão. Este site é seguro para comprar ?

 E é muito comum encontrar neste tipo de situações em que a segurança de uma loja online é questionada. Como sabemos se a loja online é legítima?

POSSO CONFIAR EM TODOS OS SITES E LOJAS ONLINE?

Obviamente, não . Existem inúmeros sites comprometidos com usuários fraudulentos que procuram um produto, por isso devemos tomar precauções ao fazer pagamentos on-line.

As grandes lojas on-line que dominam as vendas na Espanha, como Amazon, El Corte Inglés ou Ebay, não são um problema ao fazer compras, pois possuem sistemas de segurança e proteção que evitam qualquer tipo de problema ao efetuar o pagamento.

No entanto, nem todas as compras on-line são feitas por meio desses gigantes tecnológicos, mas muitos sites hoje vendem seus produtos e nem todos atendem aos padrões de segurança exigidos para pagar on-line por cartão ou por outro método de pagamento.

Aqui vamos resumir uma série de dicas para detectar se um site ou loja on-line é seguro para comprar ou se, em vez disso, é aconselhável fechar o navegador ou continuar procurando.

Saiba quem compramos

Se quisermos saber se uma página é legítima, a primeira coisa que devemos fazer é navegar por ela para consultar suas informações de contato . Isso é algo básico para saber se estamos enfrentando um site sério ou se, em vez disso, devemos executar.

Recomendamos que você consulte as informações de contato e a seção “Sobre nós” ou “Nós” para saber um pouco mais sobre a empresa que gerencia o site.

Legalidade da página

Outro ponto que devemos consultar em nossa pequena auditoria de segurança é verificar se a página tem as seguintes seções:

  • Aviso Legal
  • Condições de compra

Aviso Legal e Condições de Compra (ou Venda) são páginas que todo e-commerce deve ter para cumprir as diferentes regulamentações, como o RGPD, o LSSI ou o LOPD . Nestas seções você deve descrever os dados da empresa ou a pessoa responsável pelas vendas, onde podemos exercer os direitos de reivindicação e / ou devolução e as condições de entrega.

Adaptação Web LSSI LOPD

 

Se um site não contiver esses dados, provavelmente não será confiável comprar on-line. Empresas sérias tentam oferecer máxima transparência e credibilidade a seus clientes, de modo que decidem adaptar legalmente seu site para evitar sanções e melhorar sua imagem de marca.

Páginas da Web com navegação segura

Um dos indicadores mais comuns para saber se uma página da Web é segura é o certificado de segurança SSL . Se virmos que a página em questão começa com https e tem o símbolo verde, significa que a informação é criptografada e nossos dados serão protegidos de alguma forma.

segurança ssl

As páginas com HTTPS têm os dados criptografados, embora isso não signifique que o site seja 100% seguro, pois existem métodos para hackear esses dados, embora seja uma etapa fundamental para a nossa loja on-line começar a oferecer segurança nas transações. 

É possível que um site não tenha o certificado de segurança (SSL) instalado em todas as páginas, mas se tiver nas páginas onde os dados de pagamento ou dados pessoais são inseridos, seria suficiente, uma vez que

Deixe um comentário